Você é dono de uma empresa, um parente te pede um emprego, o que tem
relevância? Seu currículo ou o seu parentesco? Dividir o aluguel com um amigo é
a melhor opção? Tenho que demitir um parente. E agora? Meu sócio é meu melhor
amigo, isso é bom?
É
muito comum se ver um parente sendo chefe de outro em algumas empresas, ou
amigos dividindo o aluguel ou sendo sócios nos negócios. É uma situação
inicialmente confortável e promissora, pois sabemos da procedência de parentes
e de nossos amigos, existe uma relação de confiabilidade, e acreditamos ser uma
ótima idéia trabalhar ou dividir as despesas com pessoas queridas,
principalmente se existir uma amizade mútua. Mas existe algo a ser pensado. E
se o seu amigo ou parente começar a confundir as coisas? Intimidade e
profissionalismo às vezes é uma combinação perigosa para os negócios. E se essa
pessoa se mostrar um péssimo funcionário? Se, de repente, não condizer com o
perfil da empresa? Ou estiver atrasando os trabalhos? Pois é, o que no início parecia
uma boa ideia, agora já não é tão interessante. E agora? Poderá tentar
conversar, mostrar o que está errado. Ela fala que vai mudar, e o tempo passa,
e nada. Pronto, vai ter que demitir, o sonho se torna pesadelo. Como fazer isso
sem prejudicar a relação afetiva?
Na maioria das vezes as pessoas acham que estão certas; humildade é jóia
rara nesse mundo, precisando do emprego então… Não tem outro jeito, se coloca o
coração na gaveta e se age com a razão. O mesmo vale para uma eventual sociedade,
tanto empresarial quanto num simples racha das despesas de casa, são poucas as
que prosperam, e também são poucos os que permanecem amigos. Quando a
irresponsabilidade financeira de um mexe com o bolso do outro as coisas
complicam. Dinheiro é divisor de águas. E de relações.
Só existe uma forma para esses casos obterem algum sucesso: Usando o
velho bom senso. Saber separar as coisas, é o primeiro e mais difícil passo. No
âmbito de trabalho deve enxergar-se como qualquer outro funcionário. Ter
horário e tarefas a cumprir, salário a receber, e contas a prestar. Ponto. Em
uma sociedade, ter responsabilidade, e honrar o que foi pré-estabelecido. Sem
mais nem menos. Tem que deixar claro desde o início do compromisso. Ter
palavras firmes e coesas fazem toda a diferença na hora de passar as ordens.
Ter uma comunicação sempre transparente e sincera quando se envolve
dinheiro e compromisso é a chave de uma duradoura e firme parceria. E por que
não, amizade.
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