sexta-feira, 17 de maio de 2013

Com PEC ou sem PEC

              
Essa semana entrou em vigor aos novos direitos dos empregados do lar. Lavadeiras, passadeiras, babás, cozinheiras, jardineiros, caseiros e Motoristas, serão beneficiados com as novas leis trabalhistas. Nada mais justo que proteger esses profissionais, evitando qualquer tipo de exploração ou humilhação, coisa que sabemos que acontece em vários lares brasileiros. Felizmente, educação não se disfarça com roupas caras.

Temos que cada vez mais valorizar esses empregados. São eles que fazem o que comemos diariamente, cuidam dos nossos bens mais preciosos. Existe preço para uma pessoa que cuida dos seus filhos com total amor e dedicação? Qual é uma remuneração justa para um serviço como esse? Muita responsabilidade está incumbida nessa tarefa. Você trocaria toda a sua fortuna pela a saúde e o seu bem-estar do seu filho não é verdade? Pois é...

Passei quatro anos morando em Brasília, e nunca contratei uma diarista. Fazia todos os afazeres domésticos. Cozinhava, fazia a faxina, lavava e passava todas as minhas roupas, essas que antes de eu instalar a máquina, eram lavadas na mão mesmo. Eu vivenciei muitas das dificuldades que esses profissionais passam diariamente, serviços que são exaustivos por natureza, mas tinha uma diferença, eu não tinha patrão, e fazia por mim exclusivamente. Eu sempre fui uma pessoa que sempre valorizei essas profissões, mas depois da minha experiência, agora sou fã. São guerreiros, pois, ele também tem a sua própria casa para limpar, seus filhos para arrumar, e suas próprias roupas para lavar e passar. Eu realmente os admiro.

Vera Lúcia é uma mulher que chegou em minha casa há 35 anos, cuidou de mim e dos meus dois irmãos, hoje é cozinheira e governanta. O amor que tenho a ela é o mesmo que tenho a minha mãe biológica. Não consigo nem pensar num valor justo de um salário para ela. Essa mulher fez e faz a diferença na minha vida. Um salve para todas as pessoas que trabalham verdadeiramente com amor. Sejam de casa ou de escritório. O que importa é fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário