sexta-feira, 17 de maio de 2013

Eu caso sim


          Quem quer um casamento perfeito levante a mão. Ou viver em um mundo onde tudo é do seu jeito também. É claro que em uma relação a dois, o individualista nunca conseguirá êxito. O iludido achar que existem pessoas sem defeitos, ou que nunca mudam, ainda vai se decepcionar muito.

           É engraçado conhecer mais a fundo as pessoas, nas amizades, por exemplo, por mais longas que sejam, não se conhece totalmente o outro, existe sempre pequenos detalhes da sua personalidade que ficam escondidos. No casamento é diferente, por se dormir e acordar todos os dias ao lado do outro, se compartilha praticamente todos os momentos, até os mais banais, assim é mais fácil perceber certas características, quando as guardas espontaneamente estão baixas. Mas mesmo assim, podemos ser surpreendidos por ótimas atrizes ou atores. São altas as taxas de divórcios, raros são os casais que perpetuam. Talvez por que procurem qualidades erradas no mercado, ou se distraia facilmente com superficialidades. A verdade é que é tanta gente solteira falando mal de estar casado, que somos compelidos a pensar que o matrimônio é a forma errada de se viver. O que discordo, com absoluta certeza.

          Sempre me ensinaram a lutar pela a unidade da família. Que as melhores coisas da vida exigem muito sacrifício, mas quando se consegue se obtém a glória. Se ta muito fácil, desconfio do valor da questão. Mas ser difícil não basta para se mostrar que vale a pena. Existem qualidades e defeitos em todas as pessoas do mundo, saber enxergar todos eles mesmo assim, é a prova de quem conhece e ama quem está ao seu lado, pois uma relação assim está baseada em valores. É diferente. É firme. Está construído sobre a rocha e não na areia.

          Li em uma revista uma matéria com um empresário que trabalha com um site de encontros feito para pessoas casadas ou comprometidas que desejavam trair com a maior descrição possível. Entre outras coisas, falou que a traição salva casamentos, o que não entendo, pois acredito que quem trai não admitiria o ser. Então, está salvando o casamento para quem? Quando foi perguntado se ele usa o serviço que oferece, ele disse que não, pois sua esposa nunca o deu motivos para tal. Ele vende um serviço no qual não acredita no seu benefício. Eu acredito no casamento, pois assim fui ensinado, não só por palavras, mas por exemplos. Já traí e fui traído, nas duas ocasiões não vi mérito, apenas ônus para a minha vida. Na bíblia fala que se você não consegue controlar os seus instintos, não se distingue em nada de um simples camelo.

          Um amigo próximo que acabou um relacionamento longo à pouco tempo, me falou que quando se está solteiro, se percebe o quanto o mundo é grande, e eu disse quase que de imediato que num mundo cada vez maior se sentir sozinho no meio da multidão era quase que certo. Ele concordou em silêncio, seus olhos falaram por ele. Então, estar solteiro é ótimo, mas encontrar uma companheira para caminhar junto, e construir uma família, é essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário